top of page

O Projeto “Por um fio – Mosaico Pelas Mulheres Afegãs”

O projeto “Por um fio – Mosaico pelas mulheres afegãs” (Mosaic for Afghan Women – Hanging by a Thread), que surgiu no Canadá como uma atividade internacional com mais de 1.000 artistas de 45 países criando peças de mosaicos inspiradas nos tecidos das vestimentas das mulheres afegãs e estão formando um painel em cada um dos países participantes para, através da arte, sensibilizar o mundo da situação de violência sofrida por mulheres.


As mulheres sofrem em todos os países de formas diferentes, com feminicídio, violência machista, opressão dos regimes fundamentalistas, desigualdade dos direitos, entre outros. Mulheres afegãs tem vivido tempos muito difíceis com a perda de suas liberdades sob regime totalitário dos talibãs. Estão privadas de educação, sua cultura, trabalho e até mesmo das suas tradicionais vestes coloridas, alegres e tão características da sua cultura. Os talibãs não representam o Islam, pelo contrário, deturpam ela.


No Brasil, organizado pelo grupo voluntário Mosaico Paulista, representado por Regina e Simone, teve a participação de 57 artistas brasileiros com 75 trabalhos que formaram dois painéis e instalados no Missão Paz, com intermediação do Instituto pelo Diálogo Intercultural.


Comments


bottom of page