top of page

Webinário: Diálogo na promoção dos direitos humanos

Data: 06/08/2020 quinta-feira

Hora: 17:00

Neste evento realizado no dia 06 de agosto de 2020 o Instituto Pelo Diálogo Intercultural convidou a jornalista Fernanda Mena para realizar a mediação de um diálogo entre Maria Laura Canineu, diretora da Human Rights Watch no Brasil e Camila Asano, diretora de Programas da Conectas, tratando da promoção dos direitos humanos.

O evento teve como objetivo refletir sobre a realidade dos direitos humanos no Brasil, buscando entender o que são os direitos humanos e qual sua relação com a promoção da dignidade humana, por quais razões a sociedade brasileira muitas vezes têm dificuldades de compreender a ideia de direitos humanos e qual o papel do diálogo na promoção destes direitos.

Também se mostrou uma tônica deste evento uma análise do panorama atual dos direitos humanos no Brasil, tecendo uma reflexão que se desdobra em múltiplas esferas analisando quais os impactos do atual governo e da pandemia em relação a promoção dos direitos humanos, perpassando uma grande variedade de temas que incluem a questão ambiental, o racismo estrutural, o papel dos três poderes, o papel da sociedade civil e da imprensa, a política externa brasileira em relação aos direitos humanos e o funcionamento de sistemas de proteção internacional dos direitos humanos.

MEDIADORA

A jornalista Fernanda Mena é jornalista e colunista do jornal Folha de São Paulo, onde já foi editora da Ilustrada. É mestre em sociologia e direitos humanos pela London School of Economics e doutora em Relações Internacionais.

ENTREVISTADAS

Maria Laura Canineu é diretora da Human Rights Watch no Brasil.  É advogada, mestre em direito internacional ao desenvolvimento e direitos humanos, graduada pela Universidade de Warwick e pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenou uma equipe de advogados públicos em projetos na área social e de direitos humanos, o fortalecimento institucional de OSCs de direitos humanos em São Paulo e sua atuação na promoção dos direitos humanos a nível internacional.  

Camila Asano é diretora de Programas da Conectas. É formada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Ciência Política pela mesma instituição. Foi professora de Relações Internacionais na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em São Paulo. Atualmente é diretora de Programas da Conectas Direitos Humanos. É conselheira do Conselho Nacional de Direitos Humanos desde 2017 e foi membro do Conselho Municipal de Políticas para Migrantes da cidade de São Paulo. Ocupa um assento no Conselho da organização não governamental internacional Centre for Civil and Political Rights com sede em Genebra (Suíça).


Comentários


bottom of page