top of page

Webinário: Papel dos Museus na Promoção de Diálogo Intercultural

Neste evento realizado no dia 17 de setembro de 2020 o Instituto Pelo Diálogo Intercultural convidou o Jornalista Guilherme Pereira Botacini para realizar a mediação de um diálogo entre Alessandra Almeida ,diretora executiva do Museu da Imigração e Museu do Café, Lidia Reiko Yamashita, Presidente da Comissão de administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e Roberta Alexandr Sundfeld, Diretora Executiva do Museu Judaico de São Paulo.

O evento teve como objetivo debater a função social do museu e suas relações com os processo migratórios que ajudaram a construir a história brasileira, entendendo um pouco acerca das condições históricas que deram forma aos processos migratórios e como estas populações migrantes e seus descendentes se integraram na sociedade brasileira.

O evento teve como tônica um foco na análise do museu  como espaço vai além da preservação e exposição, sendo  um ambiente de construção narrativas  e vínculos  identitários das diversas comunidades de migrantes e descendentes e também da história brasileira como um todo.O evento também destacada o processo de inserção e dispersão  do migrantes, nos processos de criação de comunidades e preservação dos relatos e memórias.

MEDIADOR

Guilherme Pereira Botacini: Jornalista, foi repórter na Folha de São Paulo. Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais – Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Mestre em Demografia pelo Programa de Pós-Graduação em Demografia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas.

ENTREVISTADAS

Alessandra Almeida: Diretora executiva do Museu da Imigração e Museu do Café. Advogada, pós-graduada em Direito Processual Civil (ESA/RJ), com especialização em Administração Geral e Estratégica (FGV/SP) e em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade Girona (Itaú Cultural). Atualmente cursando MBA de Gestão em Museus pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Desde 2005 atua no Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração, Organização Social de cultura responsável pela gestão do Museu do Café e do Museu da Imigração.

Roberta Alexandr Sundfeld: Diretora Executiva do Museu Judaico de São Paulo. Bacharel e Licenciada pela PUC-SP em História. Fez os cursos de pós-graduação em História na PUC-SP e em Comunicação Empresarial na ESPM. MBA em Curadoria de Arte Contemporânea pelo SENAC . Finalizando MBA em Gestão de Museus.

Lidia Reiko Yamashita: Presidente da Comissão de administração do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Foi coordenadora do projeto de digitalização dos registros de imigrantes japoneses para o Centenário da Imigração Japonesa (2005-2007). Membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa. Diretora da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.


Comentarios


bottom of page