Numa parceria entre o Instituto pelo Diálogo Intercultural, Museu da Imigração do Estado de São Paulo e Portal MigraMundo, será realizado um webinário tratando da atual crise no Afeganistão, com ênfase nos direitos humanos e nas ações que podem ser tomadas pelo estado e pela população brasileira diante da conjuntura atual.
Com a saída das forças estadunidenses e a tomada de controle do país pelos Taleban, os recentes acontecimentos no Afeganistão chamaram atenção do público brasileiro como em todo o mundo. Após imagens chocantes circularem nos veículos de mídia, vários especialistas abordaram os eventos e trouxeram esclarecimentos ao público brasileiro sobre a geopolítica, história e a população daquele país. Após quase um mês, os eventos em questão ainda são um grande motivo para reflexões mais profundas sobre a situação humana da região em questão.
Contando com a presença de representantes das entidades ativas na causa dos migrantes e refugiados, especialistas sobre aquela região do mundo e em direitos humanos, o evento busca promover o diálogo sobre uma das questões geopolíticas mais candentes da atualidade.
Acompanhe o evento pelo YouTube
Organizadores O Instituto Pelo Diálogo Intercultural é uma instituição que visa difundir o diálogo na sociedade buscando criar um ambiente mais justo, inclusivo e plural. Com esse objetivo organiza diálogos sobre diversos temas como respeito ao pluralismo; crença no debate qualificado de ideias; adesão à democracia; defesa dos direitos humanos; e promoção da interculturalidade.
O Museu da Imigração é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Tem como missão promover o conhecimento e a reflexão sobre as migrações humanas e sua contribuição para a diversidade da formação social brasileira, numa perspectiva que privilegie a preservação, a pesquisa e a comunicação do patrimônio cultural.
O MigraMundo é um espaço para abordar, informar e debater sobre as múltiplas facetas que permeiam as migrações no Brasil e no mundo. Ele contém tanto notícias e relatos sobre problemas vividos pelos migrantes dentro e fora do país como avanços e reconhecimentos obtidos na questão migratória.
Entrevistador
Rodrigo Borges Delfim Mestrando em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, onde é pesquisador do grupo de pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions, é graduado em Jornalismo pela PUC-SP. Tem focado em temas ligados à política internacional e nacional, deslocamentos humanos e políticas públicas. É fundador e responsável pelo portal MigraMundo, site especializado na cobertura jornalística sobre migrações. Trabalha na Rádio CBN e acumula passagens pelo portal UOL e pelo jornal Folha de S.Paulo.
Entrevistados
Lourival Sant’anna Jornalista e analista de assuntos internacionais da CNN Brasil e colunista do Estadão. Diretor do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice) e especialista em geopolítica e contemporaneidade da Latitudes Viagens de Conhecimento. Formado no curso de Documentário da Academia Internacional de Cinema, Mestre em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Já passou por grandes veículos jornalísticos como BBC, Rádio CBN, Revista Exame, Revista Época e Estadão. Tem experiência em reportagens em mais de 70 países, com cobertura de conflitos do Oriente Médio à América Latina. É especializado em geopolítica.
Silvia Sander Formada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestranda em Estudos sobre Refúgio e Migrações Forçadas pela Universidade de Londres. Especialista em Direito Constitucional com experiência em assessoria jurídica em direitos fundamentais. Atua como Associada de Proteção da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) coordenando a unidade de proteção do ACNUR para o sul, sudeste e Bahia.
Natalia Cintra Research Fellow na University of Southampton, Reino Unido, no projeto “Redressing Gendered Health Inequalities of Displaced Women and Girls in contexts of Protracted Crisis in Central and South America (ReGHID)”. Doutoranda em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Membro da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB/RJ. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014-2016). Foi Vice-coordenadora e Advogada do Centro de Proteção a Refugiados e Imigrantes da Casa de Rui Barbosa. Membro da Rede Latino-Americana sobre o Direito das Pessoas Refugiadas. Foi advogada na instituição Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro (2014-2016).
Fazel Ahmad Afegão residente no Brasil há dez anos, vive em São Paulo como comerciante. Participou de um ato com outros afegãos na capital paulista reivindicando a concessão do visto humanitário pelo governo brasileiro.
Commentaires